• Icepe – Português para Estrangeiros

Deu branco! Dicas para internalizar definitivamente o vocabulário das suas aulas de português

Atualizado: Ago 27

Quão boa é a sua memória? E quando o assunto é lembrar daquela palavrinha que você ouviu recentemente numa conversa em português? Como ter memória de elefante (memória excelente) não é um privilégio de muitos, reunimos abaixo algumas dicas pra ajudar você a internalizar de uma vez o vocabulário das suas aulas de português.


1. Me nota!

Use post-its, aquelas folhinhas de papel adesivo, com os nomes das palavras em português dentro de casa! Desde os eletrodomésticos até os objetos do seu quarto. Ver as palavras frequentemente vai ajudar a sua mente a manter a informação sempre fresca.


2. Divirta-se!

Você já pensou em jogar e ajudar a fixar o vocabulário? Há páginas como o conjuguemos.com (https://conjuguemos.com/activities/portuguese/vocabulary/theme), em que você pode controlar o tempo e traduzir as palavras a partir do inglês.


3. Livros e mais livros

Leia sobre o que você gosta! Não importa se você gosta de física quântica ou moda, leia por prazer e não por obrigação. Tornar a leitura um hábito pode ajudar não apenas a melhorar o seu vocabulário em português, como também sua aptidão como leitor e sua criticidade.


4. Língua solta

Que tal colocar o vocabulário novo para jogo? Quando você tiver um tempo para conversar em português, tente usar nas suas conversas as palavras que você aprendeu recentemente. Dá para imaginar quanto pano para a manga, ou seja, assunto, você vai ter ao conversar com alguém?


5. Entenda pelo contexto

Pode ser tentador usar sempre o Google Tradutor quando aparece uma palavra nova no momento da leitura, mas tente entender o que ela significa pelo contexto.


6. Os opostos se atraem

Procure saber o antônimo daquela palavra, se possível. Isso pode te ajudar na criação do conceito mental do vocabulário.


7. Mais do mesmo

Que tal conhecer palavras que têm formas similares ao vocabulário novo? Beleza? Embelezar, belo(a), belíssimo(a). Novo(a)? Inovar, inovador, inovação.

8. Como música para os ouvidos!

Faça uma playlist com músicas que tenham o vocabulário que você está aprendendo e tente ouvi-las enquanto dirige ou pratica o seu esporte favorito.


9. Todo(a) blogueirinho(a)!

O Blogger e o WordPress têm domínios gratuitos para você começar um blog. Você não precisa deixá-lo aberto para o público. Tente escrever sobre os seus interesses pessoais e tematize os textos com o vocabulário novo.


10. Amigos para sempre

Procure saber quais são os cognatos e também os falsos cognatos entre a sua primeira língua e o português. Reconhecer palavras com forma e sentido similares pode ser extremamente eficaz.

Gostou? Curta a nossa página no Facebook e fique ligado para as próximas postagens!


Até a próxima,

Eugênia Fernandes

Equipe Icepe

3 visualizações

©2020 por Instituto Cultural de Ensino de Português para Estrangeiros.