top of page
  • Foto do escritorIcepe – Português para Estrangeiros

Usando a internet para melhorar o português: recursos on-line voltados para a aprendizagem

Atualizado: 27 de ago. de 2020

Quantas horas por dia você passa conectado(a) à internet? Melhor ainda: por quantas horas você consegue ficar longe do seu celular? Estamos em 2018 e parece que cada vez mais reféns da tecnologia. O Icepe é moderninho e, por isso, quer ajudar você a otimizar seu tempo conectado. Que tal conhecer algumas ferramentas on-line que podem ajudar você a conquistar o português?


1. Brazil Pod, Universidade do Texas

Captura de Tela 2018-08-20 às 10.25.21 PM

O  Center for Open Educational Resources and Language Learning da Universidade do Texas é referência no ensino-aprendizagem de português nos Estados Unidos da América.  Eles disponibilizam diversos podcasts gratuitamente, dentre eles,  o “Língua da Gente”, voltado para falantes de inglês. Se sua primeira língua é outra, não tem problema, os professores Orlando Kelm e Vivian Flanzer estão sempre ligados em outras demandas.


2. Conjuguemos.com

Captura de Tela 2018-08-20 às 10.30.05 PM

O Icepe não adota uma abordagem ou método de ensino exclusivamente por ter preferência por uma prática eclética, orgânica às demandas dos alunos. Por isso, o Conjuguemos por ser útil para quem curte atividades de conjugação por meio de preenchimento de lacunas. A gente lembra que esse tipo de exercício pode ajudar na internalização das regras, mas as interações reais são super necessárias pra pôr tudo em prática.


3. Fonética e Fonologia, Universidade Federal de Minas Gerais

Captura de Tela 2018-08-20 às 10.42.52 PM

Esse projeto da UFMG é uma excelente fonte gratuita de explicações, exemplos e exercícios sobre fonética e fonologia. Vale a pena conferir!


Captura de Tela 2018-08-27 às 9.18.02 PM

A Empresa Brasil de Comunicação oferece na página da Radioagência Nacional notícias completas em tempo real. Não para por aí: você pode se cadastrar na página e baixá-las. Além disso, a maioria das notícias tem um o script disponível, o que pode ser útil para praticar as compreensões auditiva e escrita ao mesmo tempo. Você pode achar no site notícias de temas variados em ótima qualidade de áudio!


Untitled

Se você gosta de jogos pra internalizar novas palavras, o Digital Dialects pode ser uma boa ferramenta de aprendizagem. O site oferece uma seção para o português brasileiro e outra para o português europeu (não se esqueça, entretanto, que o português não se resume a essas variedades). O Digital Dialects oferece gravações em áudio para o vocabulário comum e usa o método da tradução.


O VOC é um instrumento do IILP (Instituto Internacional da Língua Portuguesa) que tem a intenção de contribuir para a difusão da língua. Ainda que a página esteja em construção, você pode encontrar os vocabulários integrados dos países da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).  Confere lá!






E a nossa dica maior é que você se jogue mesmo nos textos não especificamente voltados para quem quer aprender Português como Língua Adicional. Parece loucura, né? A verdade é que esses textos, os chamados textos autênticos, são amostras reais da língua e não uma mera simulação da realidade. Quanto mais contato você tiver com textos autênticos, mais confiante e ousado vai ficar usando a língua.

Conta com a gente pra isso!

Até a próxima,

Equipe Icepe

250 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page