Cinco atividades lúdicas para aprendentes de português
- Icepe – Português para Estrangeiros
- 29 de nov. de 2015
- 3 min de leitura
Atualizado: 27 de ago. de 2020
Estamos localizados no coração do Brasil e criamos este blog não apenas no intuito de motivar nossos alunos, mas também propor discussões aos nossos colegas, professores e pesquisadores de Português como Segunda Língua, Língua Estrangeira ou Língua de Herança.
Nosso público hoje é de maioria adulta: grande parte vem da comunidade diplomática e busca o português para o mundo dos negócios. Embora muitos tenham interesses profissionais na língua, não importa a idade do aprendente, aprender deve ser sempre prazeroso.
Observando a comunicação como meio e fim do processo, propomos aqui cinco atividades interativas para aumentar a confiança do aprendente e sua fluência, contribuindo para o processo de sociabilização desse sujeito dentro da sala de aula e na comunidade de imersão.
As atividades propostas são resultados da nossa prática docente e, principalmente, das discussões e reflexões com nossos pares. Vamos lá?
1. Um minuto!
Sugestão de nível: básico ou intermediário
Objetivo da atividade: recapitular o vocabulário específico trabalhado em uma aula (culinária, partes da casa, partes do corpo, cores…)
Quantidade de alunos: pares, trios ou quartetos.
Proposta: o professor entrega aos alunos uma folha de papel com linhas numeradas e, com um cronômetro, solicita que escrevam em um minuto a maior quantidade de palavras que lembrarem sobre o campo semântico escolhido. Ao final, o professor troca as folhas e os grupos adversários devem corrigir as listas escritas pelos colegas para contar quantas palavras estão adequadas à dinâmica e grafadas corretamente. Vence o grupo com mais acertos.
2. Concurso de pronúncia
Sugestão de nível: todos
Objetivo da atividade: praticar a pronúncia e trabalhar dificuldades de percepção e produção oral.
Quantidade de alunos: pares, trios ou quartetos.
Proposta: com base nas línguas faladas pelos aprendentes e suas dificuldades fonéticas, o professor seleciona trava-línguas para a leitura em sala. O professor não deve ler o trava-línguas inicialmente, mas sim pedir que os alunos leiam e usem de sua compreensão e produção prévia. Cada dupla ou grupo deve indicar um colega para ler o trava-línguas da vez. Ao final da rodada, ganham pontos os grupos com pronúncia adequada, ou seja, que não possa gerar falhas de comunicação.
Exemplos:
O rato roeu a roupa do rei do Roma. A rainha raivosa rasgou o resto.
A aranha arranha a rã. A rã arranha a aranha. Nem a aranha arranha a rã, nem a rã arranha a aranha.
A vaca malhada foi molhada por outra vaca molhada e malhada.
3. Personalidade secreta
Sugestão de nível: básico ou intermediário
Objetivo da atividade: praticar o vocabulário sobre descrição física ou psicológica de pessoas.
Quantidade de alunos: pares, trios ou quartetos.
Proposta: para cada grupo, o professor deve entregar uma fotografia ou mostrar uma imagem de uma personalidade conhecida mundialmente. Os aprendentes deverão criar cinco pistas concisas sobre a aparência e a carreira da personalidade em questão para desafiar os outros grupos. Vence o grupo que descobrir a personalidade secreta com menos pistas.
Exemplos:
Ele é argentino e mora na Europa.
É sorridente, simpático, comunicativo e fala várias línguas.
Ele tem estatura mediana, é calvo e usa roupas brancas.
É um líder religioso.
Mora no Vaticano.
4. História sem pé nem cabeça
Sugestão de nível: intermediário
Objetivo da atividade: trabalhar um tempo verbal específico.
Quantidade de alunos: no mínimo, uma dupla.
Proposta: o professor deve preparar uma pequena apresentação em sequência de imagens com conteúdo inusitado. Para começar, deve-se contar o início de uma história para a turma. Após a introdução, o professor mostra a primeira imagem e um aprendente deve continuar o relato seguindo duas premissas: a inclusão da imagem no enredo e a utilização do tempo verbal escolhido.
Exemplo:
Um dia, a mãe disse para o filho não comer a sobremesa antes do almoço. O menino não obedeceu à mãe e foi direto para a geladeira, quando encontrou…

Aprendente 1: “…um gato! O gato ficou assustado e fugiu.”
5. O prato do dia
Sugestão de nível: básico ou intermediário
Objetivo da atividade: praticar o vocabulário relacionado à alimentação e à culinária.
Quantidade de alunos: duplas, trios ou quartetos.
Material necessário: folhetos de promoções de supermercados
Proposta: o professor deve exibir uma receita rápida aos estudantes. Depois disso, o professor deverá entregar os folhetos aos alunos e dar, em média, dois minutos para que eles façam uma lista dos ingredientes da receita usando o vocabulário presente no folheto. Vence o grupo que conseguir listar a maior quantidade de ingredientes e reescrever a receita fazendo substituições aos ingredientes.
Dica: o canal Allrecipes Brasil no Youtube tem receitas fáceis de, em média, 3 minutos, como a simples Torta de limão com merengue:
Quer conhecer mais dicas ou partilhar sobre sua prática de sala com a gente? Que tal deixar um comentário?
Até a próxima!
Professora Eugênia Fernandes
Equipe Icepe
Comments