top of page
  • Foto do escritorIcepe – Português para Estrangeiros

Para que te quero, Celpe-Bras?

Atualizado: 27 de ago. de 2020


Blog - Capa

Cá entre nós: aprender uma língua nova não é tarefa fácil, mas pode ser algo bem prazeroso e, principalmente, recompensador. O retorno da aprendizagem do português, por exemplo, pode lhe abrir várias portas nos meios acadêmico e profissional.


Pensando em estratégias de legitimação da língua portuguesa, o Ministério da Educação do Brasil (MEC), com apoio de outras entidades governamentais e educacionais, aplicou o Celpe-Bras pela primeira vez em 1998. De lá para cá, muita coisa mudou. De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia federal responsável pelo exame, o Celpe-Bras hoje é aplicado em 29 universidades no Brasil e em mais 65 instituições de ensino no exterior. Desde o segundo semestre de 2015, o Celpe-Bras está também sob os cuidados do Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos). Mas a parte colaborativa não termina aí: o Ministério das Relações Exteriores (MRE) também trabalha muito para promover o português no exterior, tornando possível que o exame chegue aos 65 postos aplicadores que nós mencionamos há pouco.


O Celpe-Bras é o único exame de proficiência outorgado pelo Governo Brasileiro e, por sua relevância também no contexto internacional, tem aplicações em datas específicas a cada semestre. Sua aplicação consiste em duas partes: a escrita, que é coletiva, e a oral, que é individual. A parte escrita, por ser coletiva, é realizada no mesmo horário — geralmente, no período da manhã — com todos os candidatos. A parte oral, por ser individual, é agendada e realizada no mesmo dia da prova escrita ou até três dias após ela, dependendo da demanda do posto aplicador.


A certificação do Celpe-Bras é feita eletronicamente e os resultados demoram, em média, dois meses para serem divulgados. Para vê-los, os examinandos podem acessar sua conta na página do Inep ou conferir a listagem publicada no Diário Oficial da União, um veículo de comunicação da Imprensa Nacional do Brasil para assuntos federais. Os examinandos são certificados apenas quando atingem os níveis intermediário, intermediário superior, avançado ou avançado superior.


Blog - corpojpg

1. Quando acontece a aplicação do exame, como devo me inscrever e quanto devo pagar?

O Celpe-Bras acontece geralmente na terceira semana dos meses de abril e de outubro, entretanto, podem variar. As inscrições começam de dois a três meses antes da aplicação e, para isso, você precisa estar atento às instruções do posto aplicador que planejar visitar para o exame. O posto escolhido indicará o valor da taxa de inscrição, pois ela é variável entre os postos, e também a documentação a ser enviada para que sua inscrição seja homologada.


Abaixo, você pode conferir algumas informações importantes:

Relação de postos no Brasil e no Exterior:

Página de inscrição (aberta até 18 de agosto para a segunda edição de 2016):


2. Caso eu consiga a certificação, por quanto tempo ela vai valer?

Ao contrário de outros exames de proficiência, a certificação do Celpe-Bras não tem data para expirar. O que não indica, entretanto, que sua proficiência vai se manter estável com o passar dos anos, mesmo que você tenha contato com o português.


3. Qual é a gramática necessária para que eu consiga um bom nível de certificação?

Quando você estiver traçando o seu plano de estudos para o Celpe-Bras, lembre-se de deixar de lado toda a terminologia gramatical. Você será avaliado(a), tanto na oralidade quanto na escrita, pelos usos da língua. É importante que você saiba reconhecer e também produzir gêneros textuais distintos que flutuem entre o formal e o informal. Assim, os avaliadores saberão que você sabe adequar suas produções aos contextos linguísticos mais variados. Na conversação com seus colegas, você não precisa dizer “agora, lá vai um enunciado no qual usarei a voz passiva com um verbo abundante”, certo? Então, como o foco do Celpe é a comunicação e a interação, a decoreba não é nada útil.


4. Depois de preencher o meu questionário de inscrição, percebi que ele continha várias inadequações e erros de português. E agora?

Não se preocupe. O objetivo do questionário não é avaliar sua proficiência, ou seja, ele não é uma ferramenta avaliativa. O que é importante no preenchimento do questionário é que você fale sobre suas preferências, pois, no momento da interação oral, suas informações vão ser muito úteis aos avaliadores para dar prosseguimento à conversa.


5. Qual é a duração do exame?

A parte escrita do exame tem duração de três horas. A oral, de vinte minutos.


6. Por que o Celpe-Bras é importante para a minha vida acadêmica?

Planejando fazer cursos de nível superior no Brasil? A certificação do Exame Celpe-Bras é exigida pelos programas de graduação e de pós-graduação das universidades brasileiras — especialmente pelos programas das estaduais e das federais. Além disso, a certificação pode ser importante para a validação de diplomas estrangeiros. O Conselho Federal de Medicina, por exemplo, exige que médicos estrangeiros obtenham, pelo menos, a certificação intermediária superior para que tenham seus diplomas validados no Brasil.


7. Como a minha certificação pode ser útil para o mercado de trabalho?

Embora não tenhamos uma lista de empresas que exigem o Celpe-Bras para contratação, existe uma diferença grande entre dizer que se é proficiente em uma língua e ter um documento oficial que comprove essa proficiência. A maioria das companhias internacionais pede, por exemplo, uma carta de interesses. Nesse documento, você pode explicitar sua proficiência comprovada no português brasileiro. E não pense que não há vagas fora do Brasil para quem é proficiente em português. Abaixo, listamos algumas empresas queridinhas do mercado de trabalho e suas oportunidades de trabalho para lusófonos:

Google:

Microsoft:

Netflix:

Animado(a)? Então, não se esqueça de se inscrever para a próxima edição do exame.

As inscrições já se encerram no dia 18 de agosto de 2016!

Conte com a nossa equipe para se preparar para o Celpe-Bras: grandes desafios são a nossa praia!

Até a próxima,

Equipe Icepe.

102 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page